O câncer de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama.
Esse tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver. A fase inicial da doença costuma se assintomática, evoluindo para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias e intestinais nos casos mais avançados.
A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção por certos tipos de HPV, denominados como oncogênicos ou de alto risco. Outros fatores de risco são: início precoce da atividade sexual, diversidade de parceiros, fumo e má higiene íntima.
A detecção precoce do câncer do colo do útero ainda na fase assintomática é feita através da identificação de lesões precursoras por meio do exame preventivo (Papanicolaou, colpocitologia oncótica ou citologia). Garantindo, dessa forma, maiores chances de cura. Esse exame pode ser realizado tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde por profissionais capacitados. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais a partir de 2 dias antes da realização do exame, mesmo com camisinha; não deve utilizar duchas ou medicamentos vaginais também no período citado anteriormente e não deve estar menstruada.
Toda mulher entre 25 e 64 anos que já teve ou tem vida sexual ativa deve realizar o exame preventivo. Inicialmente o exame deve ser realizado anualmente. Após dois exames seguidos apresentando resultado normal, a realização do exame pode ser feita a cada três anos.
O câncer de colo do útero tem cura, previna-se!
OBS: Sua participação é muito importante na construção do nosso blog, qualquer dúvida ou opinião deixe seu comentário. Obrigada!
Referências
INCA - Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Tipos de câncer. 2012
ZEFERINO, L. Prevenção e controle do câncer cérvico-uterino. In: ZAMPIERI, M. F. M; GARCIA, O. R.Z; BOEHS, A.E; VERDI, M. Enfermagem na atenção primária à saúde da mulher. Florianópolis (SC): UFSC/NFR, 2005.
BVS - Biblioteca em Saúde do Ministério da Saúde. Dicas em Saúde. Câncer do colo do útero. Novembro, 2007.